Quer saber qual maneira de apontar sua antena WiFi para obter o melhor sinal? É um jogo de adivinhação para a maioria de nós, mas uma criação rápida de uma antena WiFi de digitalização usando principalmente componentes fora do prateleira pode apontá-lo na direção certa.
Com a cobertura Wi-Fi de saturação na maioria dos lugares nos dias de hoje, otimizando seu sinal pode parecer um exercício inútil. E, de fato, parece que [Shawhymel] construiu isso mais por diversão do que por razões práticas. Ainda assim, podemos ver aplicativos onde uma antena Yagi-Uda de varredura surgiu. A construção começou com uma “WiFi Divining Rod” [Shawnhymel] criada a partir de um simples homebrew yagi-uda e um ESP8266 para exibir a indicação de resistência do sinal recebida (RSSI) de um ponto de acesso específico. Cansado de mover manualmente a vara de picolé e antena de papel, ele construiu um scanner de dois eixos para balançar a antena através de um hemisfério completo.
O RSSI para cada ponto é gravado e, quando a varredura é concluída, a antena recua para o ponto mais forte. Dada a direcionalidade menos do que a perfeita – [Shawnhymel] trocou a largura do feixe estreita para ganho – pensamos no “ponto mais forte” é um pouco subjetivo, mas com uma antena melhor, esta pode ser uma ferramenta útil para pesquisas de sites, direção automatizada de rádio automatizada Encontrar, ou apenas mapeando o ambiente RF do seu bairro.
Antenas Yagi-UDA e Wi-Fi não são estranhos um ao outro, seja um rifle sniper WiFi ou outro bin Yagi de reciclagem. Claro que este scanner não está limitado a WiFi. Talvez digitalizando um yagi leve para a banda de 2 metros seria uma ótima maneira de trancar o repetidor de presunto local.